sábado, 19 de janeiro de 2013

Missão nazista na Amazônia


Pouco se sabe na região, mas nos idos da década de 1930, o nazismo liderado por Hitler patrocinou uma missão "científica" para a Amazônia, intitulada Expedição Alemã do Jari (1935-19387), com o suposto objetivo de realizar um levantamento aerofotogramétrico da bacia do Rio Jari, um dos mais importantes afluentes do Rio Amazonas.

Na realidade, o que os alemães pretendiam era implantar uma "colônia tropical" no atual Estado do Amapá e na Guiana Francesa, com sua ânsia de estender a dominação ariana pelo quatro cantos do planeta.

Recebidos com pompa pelo governo brasileiro, os alemães adentraram a floresta com um arsenal de equipamentos, mantimentos e objetivos sigilosos.

O que certamente não esperavam era que as barreiras naturais da floresta desconhecida jogassem por terra todo o minucioso planejamento da mal-sucedida missão.

Para maiores informações acerca do assunto, recomendamos a leitura do artigo "Nazistas na Amazônia", de autoria de Frederico Fülgraff, publicado em 2009 na Revista Brasileiros (http://www.revistabrasileiros.com.br/2009/04/22/nazistas-na-amazonia)

Também pode ser acessado um vídeo no YouTube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=DvsHqyhjBlQ&feature=player_embedded, com registros da saga alemã no Rio Jari.

Este apenas é mais um capítulo pouco conhecido sobre a região com a maior biodiversidade do planeta, alvo dos mais variados interesses, ontem e hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário